Este artigo é o quarto de uma série de guias para visitar as principais regiões turísticas de Brumadinho. Hoje vamos falar do Córrego do Feijão, a localidade que abriga o Mercado Central Ipê Amarelo e o movimentado Centro de Cultura Laudelina Marcondes.

Córrego do Feijão - Brumadinho

A apenas 60 km da capital de Minas Gerais, Córrego do Feijão foi fundado no período de 1760, antes mesmo de Brumadinho. A localidade é conhecida por sua forte tradição rural e seus quintais agroecológicos, tanto na área urbana quanto rural. 

As tradições locais do Córrego do Feijão se refletem na gastronomia, festas, artesanato, produtos têxteis e música. Uma amostra da riqueza cultural do Córrego está presente no Centro de Cultura Laudelina Marcondes e no Mercado Central Ipê Amarelo, que compõem o complexo da Praça Central da Comunidade.

Leia também: O que fazer em Brumadinho? Guia completo para curtir Casa Branca

Brumadinho, onde fica?

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho encanta com suas atrações e belezas naturais. Há cerca de 55 km da capital mineira, o município é acessível pela Rodovia BR-381 (passando por Mário Campos) ou pela Rodovia BR-040 (passando por Piedade do Paraopeba ou Topo do Mundo), em um trajeto de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Com uma área de 640 km², o município é composto por diversos distritos e localidades que enriquecem a experiência dos visitantes.

Entre as principais regiões turísticas, estão Brumadinho Sede, Casa Branca, Piedade do Paraopeba, Encosta da Serra da Moeda, Córrego do Feijão, Aranha e Melo Franco. Cada região possui características únicas, oferecendo paisagens naturais exuberantes e experiências culturais e gastronômicas autênticas. Assim, a diversidade geográfica e cultural de Brumadinho faz de cada visita uma descoberta, proporcionando momentos inesquecíveis em meio à natureza e à hospitalidade mineira.

Devido à grande extensão do território e à diversidade de atrações, dividimos este guia em regiões. Neste, falaremos sobre o Córrego do Feijão. Vem com a gente!

Leia também: O que fazer em Brumadinho? Guia completo para curtir a Encosta da Serra da Moeda

Atrações turísticas imperdíveis

Mercado Central Ipê-Amarelo

Córrego do Feijão - Mercado central ipê amarelo

O Mercado Central Ipê-Amarelo é um espaço de comercialização comunitária dos produtores do Córrego do Feijão, baseado na economia criativa. O mercado possui uma cozinha escola para formação em gastronomia, padaria e confeitaria artesanal, pizzaria e sorveteria. Na loja colaborativa, você encontra itens produzidos na Rede de Quintais do bairro, como plantas ornamentais, produtos agroflorestais, têxteis, saboaria e artesanato. O espaço conta também com um receptivo turístico onde você pode se informar acerca de roteiros e atrativos na região.

O Mercado está localizado na Praça Central da Comunidade, que possui um ambiente recreativo para crianças, jardins e pergolado e com um lindo mirante que possibilita uma visão ampla da região.

Centro de Cultura e Artesanato Laudelina Marcondes

Córrego do Feijão - centro de cultura e artesanato

O Centro de Cultura e Artesanato Laudelina Marcondes é um espaço criativo que recebe atividades culturais, oficinas e ateliês de produções artesanais e artísticas. Localizado na Praça Central da Comunidade, o centro realiza shows musicais e mostras de cinema ao ar livre, entre outras atividades. 

Seus jardins, com diferentes patamares e pátios, são uma atração à parte. O espaço também abriga a biblioteca da comunidade, com um amplo acervo e infraestrutura de informática.

Reconecte-se com a natureza na Horta Cheiro Verde

Córrego do Feijão - Horta Cheiro verde

A Horta Cheiro Verde oferece uma experiência sensorial única, onde os visitantes se conectam com a natureza. A história de vida dos anfitriões, Aline e Clenilson, é entrelaçada com a horta, tornando a visita emocionante. Durante a vivência, os visitantes participam de atividades na horta, escutam o canto dos pássaros e desfrutam de um café preparado com ingredientes locais. A experiência termina com um momento especial de agradecimento, deixando os visitantes tocados e inspirados.

Esta é uma vivência do Céu de Montanhas, um projeto de Turismo Rural e de Base Comunitária, parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho. Fruto de uma construção coletiva, o projeto reúne empreendimentos e comunidades que oferecem experiências e produtos que refletem a diversidade cultural da região. 
Mas atenção: essa vivência requer agendamento prévio. Para agendar e obter mais informações, clique aqui e entre em contato com a Happy Travel, receptivo turístico oficial do Céu de Montanhas.

Onde comer: Dicas gastronômicas no Córrego do Feijão

Feira Sabores do Feijão

Córrego do Feijão - feira sabores do feijão

A Feira Sabores do Feijão, realizada desde 2022, reúne produtores e artesãos locais oferecendo ao público uma grande diversidade de produtos gastronômicos e artesanais. Na feira você encontra verduras e hortaliças agroflorestais, artesanato, bebidas, plantas ornamentais, quitandas, temperos e pimentas, confeitaria e padaria artesanal, espetinhos, produtos têxteis, trailers gastronômicos, feijão tropeiro e muito mais. Tudo produzido e cultivado na própria região. 
Organizada pela Associação de Moradores de Córrego do Feijão, a feira acontece mensalmente no Mercado Central Ipê Amarelo, e encanta os visitantes com seus produtos agroflorestais, artesanato e gastronomia.

Feito por Nós Padaria e Confeitaria 

Córrego do Feijão - feito por nós

A Padaria Feito por Nós é liderada por Sônia e Derlaine, que descobriram na culinária uma paixão em comum. A padaria oferece bolos caseiros, pães, salgados, broas, biscoitos e conservas. Fundada em 2020, após cursos de capacitação, a padaria se tornou um símbolo de sucesso, superação e dedicação, oferecendo também serviços de coffee break em Brumadinho e região.

Comandada por Diley e Vanusa, a Confeitaria Feito por Nós nasceu de cursos comunitários de padaria e confeitaria, evoluindo para um negócio independente e empoderador. Apaixonadas por criar doces irresistíveis, as empreendedoras transformaram suas vidas e agora sonham em expandir para outros municípios, gerando emprego e renda para mais mulheres.

Os visitantes, tanto da padaria quanto da confeitaria, costumam adorar as delícias oferecidas e ainda voltam cheios de guloseimas para comer em casa e/ou presentear amigos e familiares.

Restaurante Mais Sabor

Córrego do Feijão - restaurante mais sabor

O Restaurante Mais Sabor oferece um self-service de comida mineira, servida direto do fogão a lenha. O espaço aconchegante, com decoração rústica e área externa cercada por árvores, proporciona uma experiência gastronômica autêntica e agradável.

Onde se hospedar

Fazenda Ponte Alta

Córrego do Feijão - fazenda ponte alta

A Fazenda Ponte Alta, uma propriedade do século passado, oferece uma experiência única de contato com a natureza. Os hóspedes podem desfrutar de atividades como pesca, trilhas guiadas, banho no ribeirão e ordenha. 

A fazenda possui uma suíte ampla, ideal para casais, e oferece um delicioso café da manhã de fazenda. Outras refeições podem ser incluídas na visita, preparadas no fogão a lenha. A propriedade também conta com piscina, quiosque com churrasqueira, campo de futebol e trilhas ecológicas.

Dicas de artesanato local

Alquimia e Costura

Córrego do Feijão - alquimia e costura

A Alquimia & Costura une as paixões por aromas e costura, criando peças exclusivas de muito bom gosto. A marca oferece uma coleção de cuidados e cheiros, incluindo sais de banho, sabonetes, escalda-pés, sachês de cheiro e velas aromatizantes. A coleção de conforto e estilo inclui almofadas, bolsas, toalhas de mesa, panos de prato e itens decorativos.

Art’ com Graça

Córrego do Feijão - art com graça

A Art’ com Graça, liderada por Kele, oferece crochê de todos os estilos e variedades. Kele descobriu sua paixão pelo crochê em 2021 e, desde então, se dedica integralmente à sua empresa. A marca é conhecida pela qualidade e design das peças, que incluem tapetes, toalhas e itens decorativos.

Aromas da Serra

Córrego do Feijão - aromas da serra

O Coletivo Aromas da Serra é formado por oito mulheres que produzem sabonetes artesanais, escalda-pés, incensos, velas e hidratantes. Utilizando ingredientes naturais e veganos, o coletivo oferece produtos para uso diário e para presentear, com um design diferenciado. A produção artesanal proporciona aprendizado e uma fonte de renda para as mulheres da comunidade.


Córrego do Feijão é um destino encantador que oferece uma rica experiência cultural e gastronômica. Com suas atrações turísticas, opções de hospedagem e artesanato local, a localidade é perfeita para quem busca se reconectar com a natureza e a tradição mineira. Não deixe de visitar e se encantar com tudo o que o Córrego do Feijão tem a oferecer!

Leia também: O que fazer em Brumadinho? Guia completo para curtir Brumadinho Sede

Informações importantes sobre agendamentos e visitas

Para aproveitar ao máximo a sua visita e estadia, entre em contato com a Happy Travel, o receptivo turístico oficial do Céu de Montanhas. Eles te fornecerão as informações detalhadas, te ajudarão a realizar os agendamentos e podem te auxiliar na organização de um roteiro que se ajuste aos seus interesses e disponibilidade.

Além disso, na Happy Travel você também encontra informações sobre outras vivências e atrações em Brumadinho, hospedagem e lugares para comer.

Visite também o site do Céu de Montanhas! Lá você descobre todos os empreendedores locais que fazem parte do catálogo e que podem te inspirar ainda mais para sua viagem.

Para dicas e conteúdos exclusivos sobre Brumadinho, siga o perfil do Céu de Montanhas no Instagram. É uma excelente maneira de apoiar o projeto e ficar por dentro das novidades!

Brumadinho te espera de braços abertos!