O que fazer na Serra da Moeda Brumadinho

Este artigo é o terceiro de uma série de guias para visitar as principais regiões turísticas de Brumadinho. Hoje vamos falar da Encosta da Serra da Moeda, a localidade que abriga o conhecido Topo do Mundo, de onde se pode apreciar o pôr do sol mais bonito de Minas Gerais.

Alguns historiadores contam que a origem do nome da serra está ligada ao registro de que a região teria abrigado a primeira fábrica clandestina de moedas no país, ainda nos tempos de Brasil Colônia. A região é muito conhecida por amantes de esportes radicais, motociclismo, mountain bike e trekking, devido a suas trilhas e belas paisagens ecológicas. De tirar o fôlego!

Por sua diversidade, a Encosta da Serra da Moeda atrai cada vez mais visitantes apaixonados por boa gastronomia, cultura e artesanato, esportes radicais, aventuras, belas paisagens, momentos de descanso e de relaxamento.

Leia também: O que fazer em Brumadinho? Guia completo para curtir Casa Branca

Brumadinho, onde fica?

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho encanta com suas atrações e belezas naturais. Há cerca de 55 km da capital mineira, o município é acessível pela Rodovia BR-381 (passando por Mário Campos) ou pela Rodovia BR-040 (passando por Piedade do Paraopeba ou Topo do Mundo), em um trajeto de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Com uma área de 640 km², o município é composto por diversos distritos e localidades que enriquecem a experiência dos visitantes.

Entre as principais regiões turísticas, estão Brumadinho Sede, Casa Branca, Piedade do Paraopeba, Encosta da Serra da Moeda, Córrego do Feijão, Aranha e Melo Franco. Cada região possui características únicas, oferecendo paisagens naturais exuberantes e experiências culturais e gastronômicas autênticas. Assim, a diversidade geográfica e cultural de Brumadinho faz de cada visita uma descoberta, proporcionando momentos inesquecíveis em meio à natureza e à hospitalidade mineira.

 Devido à grande extensão do território e à diversidade de atrações, dividimos este guia em regiões. Neste, falaremos sobre a Encosta da Serra da Moeda. Vem com a gente!

Leia também: O que fazer em Brumadinho? Guia completo para curtir Brumadinho Sede

Uma vista estonteante: Topo do Mundo

Topo-do-Mundo Brumadinho - mirante na serra da moeda

Localizado na Encosta da Serra da Moeda a 1.500 metros de altitude, o mirante Topo do Mundo é ideal para a prática do voo livre, com destaque para a asa delta e o parapente. Com uma linda vista, o mirante é perfeito para tirar fotos, fazer caminhadas, curtir a vista e o incrível pôr do sol.

Se você tem interesse em realizar um voo de Parapente, é possível contratar um voo duplo. Nessa modalidade, ninguém voa sozinho: o equipamento é pensado para que duas pessoas (turista e instrutor habilitado) realizem a atividade juntos, sempre em segurança e com toda a orientação de uma equipe treinada e preparada. O percurso é feito com o auxílio e as instruções de um profissional, que dá as coordenadas e direções para um voo seguro, cheio de diversão e emoção.

Restaurantes e experiências gastronômicas

Rancho do Peixe

Rancho do Peixe - Onde comer em Brumadinho

O Rancho do Peixe é um restaurante fazenda, rodeado pela natureza exuberante da Encosta da Serra da Moeda. Com um legado culinário passado de geração em geração, seu cardápio oferece pratos que destacam os produtos locais, como a truta defumada. A atmosfera familiar, complementada por inovações como drinks exclusivos, faz do Rancho do Peixe um local onde a tradição e a criatividade se encontram.

Degustação orientada no Ateliê Xakra

restaurante em brumadinho Degustação-Ateliê-Xakra

Quer uma degustação orientada com sabores inusitados? No Ateliê Xakra, Joseane Jorge e Benedikt Wiertz oferecem uma experiência gastronômica genuína em um ambiente mágico. Os pratos são preparados com insumos sazonais, orgânicos e ervas do quintal, servidos em cerâmicas produzidas no próprio ateliê. Uma pausa para saborear alimentos de fermentação natural, apreciar a arte da cerâmica rodeados pela linda vista da serra.

Mussá no Sítio Fotossíntese

restaurantes em brumadinho Sítio-Fotossíntese

“Mussá” vem de “Almoçar” no sotaque mineiro. No Sítio Fotossíntese, Nina e Gustavo preparam uma autêntica comida mineira com ingredientes colhidos na horta e preparados no fogão a lenha. A experiência pode incluir cervejas e cachaças locais, além de uma imersão no mundo das abelhas sem ferrão, criadas no sítio. Uma vivência que reúne acolhimento, natureza e culinária afetiva.

Onde se hospedar: Pousadas na Encosta da Serra da Moeda

Villa Rica Pousada Boutique

pousada em brumadinho Villa-Rica-Pousada-Boutique

Localizada em uma área rural rodeada pela mata atlântica e pelo cerrado, esta pousada se destaca pela atmosfera de paz e beleza, com decoração que reflete a cultura mineira. Oferece chalés e suítes confortáveis e espaços de lazer como o Café, o Ateliê, e a Galeria da Villa. Além disso, oferece também atividades culturais na Casa Cultural da Villa Rica e possui um ponto físico de venda e informações ao turista do Projeto Céu de Montanhas, com produtos do artesanato local.

Pousada A Mi Manera

onde se hospedar brumadinho Pousada-A-Mi-Manera

Uma opção charmosa, aconchegante e perfeita para relaxar. Lá você ainda pode experimentar um revigorante banho de Cerveja, onde você ficará totalmente imerso no lúpulo, malte e na água na temperatura ideal. A pousada também possui um bistrô com pratos deliciosos e cerveja produzida artesanalmente no local.

Pousada Colinas do Braga

onde se hospedar em brumadinho Pousada-Colinas-do-Braga

São 3 charmosos chalés rústicos de madeira, que ficam em uma fazenda ao pé da serra, todos com uma vista de tirar o fôlego. Os anfitriões também promovem, no local, oficinas de construção em pau a pique. A atmosfera respira a valorização da natureza e, em cada canto da fazenda, é possível perceber a presença de práticas sustentáveis e de preservação da biodiversidade local.

Espaço Viverde

Espaço-Viverde - Pousada em Brumadinho

Em meio a onze mil metros quadrados de Mata Atlântica, a pousada possui duas piscinas naturais, duas deliciosas cascatas e um aconchegante jardim. Além da hospedagem, promove atividades de bem-estar e autoconhecimento como práticas de yoga, alimentação natural e retiros.

Experiências criativas junto a artistas e artesãos locais

Bordadeiras da Serra da Moeda – Bordando na Varanda

o que fazer em brumadinho Bordadeiras-Serra-da-Moeda

A Associação das Bordadeiras da Serra da Moeda é um coletivo que nasceu do desejo de proporcionar lazer e desenvolvimento de habilidades para as mulheres da região. Transformando-se em uma força criativa, elas criam bordados que capturam a essência da flora, fauna e cultura popular de Brumadinho. Participar da oficina “Bordando na Varanda” é mergulhar em uma tradição rica em histórias e emoções, onde cada ponto é um traço de memória e identidade. Esta vivência oferece uma oportunidade de se conectar com a comunidade local e levar para casa uma peça de arte carregada de significado e beleza.

Ateliê Eny Amorim – Queima de Raku ao Pôr do Sol

O que fazer em brumadinho? cerâmica brumadinho Ateliê-Eny-Amorim

A ceramista Eny Amorim convida para conhecer seu ateliê de cerâmica, situado na Pousada Estalagem do Mirante, um dos melhores locais para ver o pôr do sol em Brumadinho. Os visitantes podem participar do processo de queima de cerâmica no forno de Raku, enquanto apreciam o pôr do sol e degustam um delicioso chá tradicional de Minas. Uma experiência que combina arte, natureza e momentos inesquecíveis.

Ateliê Cerâmica Raiz – Alquimia da Terra

cerâmica brumadinho Ateliê-Cerâmica-Raiz - Curtir a encosta da Serra da Moeda

No jardim dos artistas Cecília e Lenine, você conhecerá todo o processo de produção da cerâmica, desde a retirada da argila até a queima das peças. A experiência inclui a produção de uma peça própria, que pode ser levada como lembrança após secagem e queima. Para encerrar, um delicioso café mineiro é servido nas cerâmicas produzidas no ateliê. Uma vivência completa de transformação da argila em arte.

Dica Bônus: Ecovila Coração da Mata – Piquenique no Coração da Mata

Ecovila-Coração-da-Mata - O que fazer em Brumadinho na encosta da serra da moeda

A Ecovila Coração da Mata oferece uma experiência única: o “Piquenique no Coração da Mata”. Realizado no meio da floresta, o piquenique inclui delícias caseiras feitas na própria Ecovila e região, como empadas, pão de queijo, geleias e sucos naturais. Depois, você ainda pode explorar a trilha que leva a um lindo riacho, visitar o Santuário das Abelhas sem ferrão e desfrutar de momentos de descanso em balanços e redes. Uma vivência que combina natureza, gastronomia e acolhimento.

Informações importantes sobre agendamentos e visitas

A maioria dos empreendimentos sugeridos neste artigo faz parte do catálogo do Céu de Montanhas, um projeto de Turismo Rural e de Base Comunitária, parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho. O Céu de Montanhas leva o visitante a conhecer Brumadinho pela via do turismo sustentável, que preserva e promove o que essa região tem de melhor: diversidade e riqueza cultural, gastronômica, artística e natural. Reúne, portanto, em um só lugar, tudo o que o turista precisa para ter uma experiência única e inesquecível em Brumadinho, contribuindo também para impulsionar os negócios locais e as potencialidades do destino.

Todas as vivências do Céu de Montanhas requerem agendamento prévio. Para começar, entre em contato com a Happy Travel, o receptivo turístico oficial do projeto. Eles te fornecerão as informações detalhadas, te ajudarão a realizar os agendamentos e podem te auxiliar na organização de um roteiro que se ajuste aos seus interesses e disponibilidade.

Além disso, na Happy Travel você também encontra informações sobre outras vivências e atrações no município, hospedagem e lugares para comer.

Visite também o site do Céu de Montanhas! Lá você descobre todos os empreendedores locais que fazem parte do catálogo e que podem te inspirar ainda mais para sua viagem.

Para dicas e conteúdos exclusivos sobre Brumadinho, siga o perfil do Céu de Montanhas no Instagram. É uma excelente maneira de apoiar o projeto e ficar por dentro das novidades!

Brumadinho te espera de braços abertos!