A partir da iniciativa de algumas senhoras em 2017, o grupo das bordadeiras começou a se formar com o objetivo de proporcionar lazer para as moradoras do entorno da Encosta da Serra da Moeda, da comunidade de Córrego Ferreira, Palhano e outras pertencentes a Brumadinho. Eram conhecidas como “Meninas do Vale”. Os encontros eram na sede do Congado de Moçambique em Córrego Ferreira.

Em 2019, por meio de oficinas de capacitação, receberam formação em desenho, costura e bordado de dois designers de São Paulo. Veio, então, a necessidade de se transformar na Associação das Bordadeiras da Serra da Moeda, tendo o bordado livre como atividade principal. Mudaram para a “Casinha Amarela” onde funciona o atelier. Através do bordado e desenhos autorais, criaram sua própria identidade na primeira coleção, bordando a flora, fauna e a cultura popular da região.

Atualmente, a Associação das Bordadeiras da Serra da Moeda faz parte do Projeto Céu de Montanhas e na sua segunda coleção, continua a produzir com carinho bordados que emocionam.

Como chegar :

Vivência:

Bordando na Varanda

Somos as Bordadeiras da Serra da Moeda. Produzimos arte em bordados com desenhos autorais que confortam e emocionam!

Se você está hospedado em Brumadinho ou pretende fazer uma visita, não deixe de conhecer as famosas Bordadeiras da Serra da Moeda. Uma vez por mês acontece a oficina de bordado, onde o visitante tem a oportunidade de se juntar às bordadeiras na varanda e fazer uma oficina de bordado. A oficina também pode ser vivenciada sob agendamento.