O que fazer em Brumadinho? Guia completo para curtir Brumadinho Sede
Este artigo é o segundo de uma série de guias para visitar as principais regiões turísticas de Brumadinho. Hoje vamos falar de Brumadinho Sede, a localidade mais próxima do Instituto Inhotim, e que também abriga a Casa de Cultura Carmita Passos, entre outras atrações.
Portanto, se você está planejando uma visita ao Inhotim e gostaria de esticar um pouco a estadia, ou se pretende descobrir todos os encantos próximos ao centro de Brumadinho, este artigo é para você! Leia até o final e aproveite as dicas de hospedagens, gastronomia, muita história e cultura local para aproveitar ao máximo sua viagem.
Leia também: O que fazer em Brumadinho? Guia completo para curtir Casa Branca
Brumadinho, onde fica?
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho encanta com suas atrações e belezas naturais. Há cerca de 55 km da capital mineira, o município é acessível pela Rodovia BR-381 (passando por Mário Campos) ou pela Rodovia BR-040 (passando por Piedade do Paraopeba ou Topo do Mundo), em um trajeto de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Com uma área de 640 km², o município é composto por diversos distritos e localidades que enriquecem a experiência dos visitantes.
Entre as principais regiões turísticas, estão Brumadinho Sede, Casa Branca, Piedade do Paraopeba, Encosta da Serra da Moeda, Córrego do Feijão, Aranha e Melo Franco. Cada região possui características únicas, oferecendo paisagens naturais exuberantes e experiências culturais e gastronômicas autênticas. Assim, a diversidade geográfica e cultural de Brumadinho faz de cada visita uma descoberta, proporcionando momentos inesquecíveis em meio à natureza e à hospitalidade mineira. Devido à grande extensão do território e à diversidade de atrações, dividimos este guia em regiões. Neste, falaremos sobre Brumadinho Sede. Vem com a gente!
Atrações Históricas e Culturais
Casa de Cultura Carmita Passos
A Casa de Cultura Carmita Passos é um marco histórico e cultural de Brumadinho. Considerada uma das primeiras instituições educacionais da cidade, foi decisiva para a formação cultural dos moradores. Posteriormente, na década de 30, o espaço começou a ser usado como o Grupo Escolar Padre Machado e, a partir daí, abrigou outras escolas do município. Desde 2004, o prédio é a sede da Casa de Cultura Carmita Passos, promovendo exposições e diversas atividades culturais. Além disso, o local também funciona como Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Praça Dr. Belford, 47 – Centro – Brumadinho.
Estação Ferroviária de Brumadinho
A Estação Ferroviária de Brumadinho é um símbolo da segunda fase da história da cidade. Inaugurada em 1917, a construção da estação e da linha férrea possibilitou a vinda de muitos trabalhadores, originando as primeiras habitações e povoados da região central de Brumadinho. Além de marco histórico, a estação é um belo exemplar da arquitetura do século XX e um monumento que representa o pioneirismo e o desenvolvimento do município.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, s/n – Centro – Brumadinho
Instituto Inhotim
Um dos maiores museus a céu aberto da América Latina, o Inhotim tem se posicionado com destaque entre os destinos turísticos mineiros nos últimos anos. Vale dizer que, além do impacto visual e sensorial das obras e do paisagismo, o Inhotim é reconhecido por sua importância cultural e educativa, promovendo um contato com a arte que ultrapassa a simples contemplação e convida o visitante a uma experiência mais interativa com o ambiente.
Horários de funcionamento:
PARQUE – de terça a sexta, das 09h30 às 16h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
RESTAURANTE – de terça a sexta, das 12h às 16h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
LOJA – terça a sexta, das 9h30 às 16h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
Uma Brumadinho que poucos conhecem: dicas de experiências únicas com o Céu de Montanhas
Se você gosta de turismo de experiência e prefere uma conexão mais próxima com as comunidades locais, as vivências do Céu de Montanhas são perfeitas para você! O Céu de Montanhas é um projeto de Turismo Rural e de Base Comunitária, parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho. Fruto de uma construção coletiva, o projeto reúne empreendimentos e comunidades que oferecem experiências e produtos que refletem a diversidade cultural da região. Além de proporcionar experiências únicas aos visitantes, o projeto também impulsiona os negócios locais e as potencialidades do destino, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades.
Renan Florindo – Portas de Minas
Renan Florindo, artista plástico e mestre em Neurociências, escolheu Minas Gerais para viver e desenvolver sua arte. Sua marca registrada são os corações feitos de porcelana fria, que fazem sucesso nas redes sociais e na loja do Inhotim. Na vivência “Portas de Minas”, Renan convida os visitantes para um café em sua casa e uma oficina de criação de miniaturas de portas históricas, unindo a estética mineira e técnicas artísticas.
Assentamento das Pastorinhas – Café de Hoje
O Assentamento das Pastorinhas é uma referência rural da agricultura familiar de Brumadinho, com cultivos orgânicos e agroflorestais. A vivência “Café de Hoje” oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer as hortas, árvores frutíferas e áreas de mata atlântica nativa, além de saborear um café com produtos locais e ouvir as histórias de resistência das Pastorinhas. A experiência inclui caminhadas pela Trilha do Saber e muita prosa boa em volta de uma mesa recheada com quitutes artesanais deliciosos.
Márcio Nagô – Show Céu de Montanhas
Márcio Nagô, músico nascido e criado em Brumadinho, é uma referência do samba mineiro. Sua produção autoral é inspirada nas guardas de congado e nas poesias de Minas Gerais. Na vivência “Show Céu de Montanhas”, Márcio traz uma performance musical interativa com os visitantes. Ele compartilha sua história e produção cultural através de apresentações que podem ser realizadas em diferentes formatos, como duo, trio, quarteto, quinteto ou sexteto.
Cada um desses empreendimentos é um fio na tapeçaria cultural de Brumadinho, contribuindo para o Céu de Montanhas com suas práticas sustentáveis, apoio à economia criativa e hospitalidade genuína. Ao visitá-los, os turistas desfrutam de experiências incríveis, ao mesmo tempo em que participam ativamente na preservação e promoção da riqueza cultural da região.
Mas atenção: As vivências do Céu de Montanhas requerem agendamento prévio. Para agendar e obter mais informações, clique aqui e entre em contato com a Happy Travel, receptivo turístico oficial do Céu de Montanhas.
Onde comer e beber: dicas de bares e restaurantes em Brumadinho Sede
Bebrum Cervejaria
A Bebrum é uma cervejaria artesanal comprometida com o fortalecimento da comunidade, priorizando fornecedores e parceiros da região. Trabalham somente com produtos naturais e sem aditivos químicos, oferecendo uma cerveja artesanal, natural e gourmet. A cervejaria também oferece tira-gostos e possui música ao vivo nos finais de semana. Além da cervejaria aberta ao público, a Bebrum também fornece e distribui cervejas engarrafadas e chopes embarrilados.
Brumagril Restaurante
Localizado dentro da Pousada Dona Carmita, o Brumagril Restaurante oferece uma experiência culinária única, com uma linda vista para uma lagoa. O restaurante harmoniza rusticidade e modernidade, sendo o cenário perfeito para celebrações e momentos especiais em conexão com a natureza de Brumadinho.
Empório Fazendinha
O Empório Fazendinha é um restaurante de buffet mineiro no típico fogão à lenha. Conta também com opções variadas de churrasco e pizzas, em um ambiente amplo com decoração rústica e aconchegante. O local é cercado por natureza e montanhas e recebe diariamente visitas de animais silvestres, como os tucanos. Além do restaurante, há um empório com uma grande variedade de queijos, doces, quitandas e artesanatos locais.
Onde se hospedar
Fazenda Pedra Lisa Hotel Boutique
Localizada em uma área de 66 hectares, a Fazenda Pedra Lisa Hotel Boutique está a apenas 9 km do Inhotim. Cercada de montanhas, florestas e lagos, a hospedagem oferece piscina, área gourmet, sauna e restaurante com menu a la carte. É o lugar perfeito para quem busca conforto e contato com a natureza.
Hotel Fazenda Horizonte Belo
Situado a 9 km do Inhotim, o Hotel Fazenda Horizonte Belo oferece conforto, requinte e tranquilidade em meio a uma das mais belas paisagens da região. Com diversas opções de lazer, como piscinas, jacuzzi, sauna, academia, salão de jogos, playground, campo poliesportivo, lagos para pescaria e trilhas para caminhadas, o hotel é ideal para famílias e grupos.
Hostel Lares
Para quem busca uma hospedagem mais acessível, central e em um ambiente descontraído, o Hostel Lares é uma excelente opção. Localizado a 3,6 km de Inhotim, o hostel oferece quartos privativos e dormitórios, com cozinha e lounge compartilhados. O hostel é muito bem avaliado nas plataformas de reserva, tornando-se uma opção confortável e com um ótimo custo-benefício para os visitantes de Brumadinho Sede.
Informações importantes sobre agendamentos e visitas
Como mencionado anteriormente, todas as vivências do Céu de Montanhas requerem agendamento prévio. Para começar, entre em contato com a Happy Travel, o receptivo turístico oficial do projeto. Eles te fornecerão as informações detalhadas, te ajudarão a realizar os agendamentos e podem te auxiliar na organização de um roteiro que se ajuste aos seus interesses e disponibilidade.
Além disso, na Happy Travel você também encontra informações sobre outras vivências e atrações no município, hospedagem e lugares para comer.
Visite também o site do Céu de Montanhas! Lá você descobre todos os empreendedores locais que fazem parte do catálogo e que podem te inspirar ainda mais para sua viagem.
Para dicas e conteúdos exclusivos sobre Brumadinho, siga o perfil do Céu de Montanhas no Instagram. É uma excelente maneira de apoiar o projeto e ficar por dentro das novidades!
Brumadinho te espera de braços abertos!