O Assentamento das Pastorinhas é uma das referências rurais da agricultura familiar de Brumadinho. Com cultivos orgânicos e agroflorestais, o Assentamento convida os visitantes para conhecer suas hortas, suas árvores frutíferas e áreas de mata atlântica nativa através de caminhos como o da Trilha do Saber, com grande beleza. Recebe também para um delicioso café com histórias únicas das Pastorinhas.

Além do café, das caminhadas pelas agroflorestas, o local oferece hospedagem de forma inovadora: A Cabana do Silêncio, situada na Mata Atlântica com um delicioso ofurô e um silêncio inacreditável, orquestrado pelos habitantes da mata. Quer mais? Oferece também uma massagem relaxante com uso de ervas nativas do assentamento.

Como chegar :

Vivência:

Café de Hoje no Assentamento Pastorinhas

Já pensou em visitar um assentamento agrário carregado de histórias, onde as mulheres são as protagonistas? E se entre uma conversa e outra, você pudesse saborear um pouco da tradição do lugar? Pois é exatamente isso que a vivência no Assentamento Pastorinhas vai te oferecer.

O Assentamento Pastorinhas leva este nome em homenagem às mulheres que trazem na bagagem uma história carregada de ancestralidade, territorialidade e que tanto se dedicaram, lutaram e contribuíram pela conquista do lugar que é hoje sinônimo de produtividade. Selma e Márcio são um casal guerreiro e os anfitriões nessa experiência.

Na aconchegante varanda que fica na casa do casal é servido o café e é onde eles nos contam suas histórias e a história do lugar, eles convidam os visitantes a explorarem suas experiências agroflorestal, a Mata Atlântica nativa e a Trilha do Saber.

O Café de Hoje, nome da atividade turística nas Pastorinhas é recheado de histórias que precisam ser ouvidas em torno da mesa. Tem Pacovo (pão com ovo), bolinhos de mandioca, cubu, milho assado e cozido, chips de banana frita, doce de banana verde, biscoito frito de polvilho, bolo de cenoura, broa de fubá, entre outros. Tudo que é produzido no assentamento, inclusive o delicioso licor de amora segue o princípio da agroecologia, promovendo e preservando práticas agrícolas tradicionais e sustentáveis.

Esse passeio é um aprendizado para a vida! Afinal, para essas famílias o alimento é sagrado, pois além de ser cultivado com muito amor, é sinônimo de muita luta e esperança.