Artesanato da Antônia
Baiana, moradora de Brumadinho há 20 anos, Tonha chegou em Minas e veio morar no paraíso. Com a alegria de viver e um sorriso fácil, ela cuida do seu cantinho mágico, que é cheio de plantas, fios e sacos de cimento, seus instrumentos de trabalho.
Das pequenas mãos da artesã são criadas peças lindíssimas, como vasos em concreto para plantas, folhas decorativas e produtos feitos com fios de telefone e arame, que resultam em objetos de decoração e utilitários.
Quem for ao local, além de comprar os produtos produzidos pela artesã, pode também escolher entre as duas mil mudas no quintal: hibisco, jasmim, amora, cactos, suculentas, Imbé, costela de adão, amoreira, neve da montanha, orquídea bambu, algumas espécies entre a grande diversidade de plantas, flores, frutos, mudas para jardinagem e plantas ornamentais. Suas plantas têm fama de terem puxado a artesã e serem resistentes e resilientes.
Já os artesanatos da Casa da Tonha carregam a alegria de quem os cria. São peças que são ao mesmo tempo fortes, por serem feitas de cimento, e ao mesmo tempo delicados. É o tipo de produto que tem que ver para entender.