Participe do 3º Circuito de Cerâmica de Brumadinho, nos dias 20 e 21 de abril, e mergulhe na arte e cultura mineira. Encontre aqui tudo sobre ateliês participantes, recomendações de hospedagem e locais para comer, garantindo uma experiência inesquecível. Brumadinho te espera para um fim de semana com muita arte, natureza e boas prosas.

Cerâmicas

Nos dias 20 e 21 de abril de 2024, Brumadinho se torna o destino perfeito para os entusiastas da arte e cultura. O 3º Circuito de Cerâmica de Brumadinho destaca a rica tradição da cerâmica na região, abrindo as portas dos ateliês ao público. Este evento gratuito oferece uma oportunidade única para visitantes conhecerem os ceramistas locais e descobrirem as técnicas e inspirações por trás de suas obras.

Ideal para quem planeja um fim de semana em Brumadinho repleto de atividades culturais, o circuito permite que os visitantes mergulhem na cena artística local. Além de ser uma excelente opção de lazer, participar do circuito é uma forma de apreciar e adquirir peças únicas, diretamente dos artistas que fazem de Brumadinho um importante polo da arte em cerâmica de Minas Gerais.

Se você está buscando uma experiência cultural autêntica em um lugar com paisagens de tirar o fôlego, o 3º Circuito de Cerâmica de Brumadinho é a escolha perfeita para seu fim de semana.

Conheça os Ateliês participantes do 3º Circuito de Cerâmica de Brumadinho

Ao todo são 14 ateliês de cerâmica que abrem as suas portas aos visitantes ao longo do Circuito. Entre eles, 4 fazem parte do Catálogo Céu de Montanhas e é com eles que vamos começar nossa apresentação. Vem com a gente!

Ateliê Saracura Três Potes 

Neste santuário natural, as peças de cerâmica são inspiradas na flora brasileira, como cabaça e orelha de macaco, refletindo a rica biodiversidade do país. Visitar este ateliê é uma oportunidade de vivenciar a cerâmica em todas as suas etapas, desde a modelagem até a queima, conectando-se com a natureza ao lado de um casal de ceramistas apaixonados pela arte.

Ateliê Nanart 

Unindo gastronomia e cerâmica, o Nanart oferece quitutes locais em seu espaço gourmet e exibe peças artesanais que representam a riqueza do artesanato mineiro. Uma fusão criativa de arte, sabor e natureza.

Ateliê Cerâmica Raiz 

Localizado na Serra da Moeda, este ateliê se dedica a valorizar materiais e técnicas locais, produzindo peças únicas com massa autoral e queima à lenha ou gás. Oferece vivências que cobrem todo o processo cerâmico, da argila à peça final.

Ateliê Eny Amorim 

Na Pousada Estalagem do Mirante, Eny Amorim transforma sua paixão pela cerâmica em peças utilitárias e decorativas exclusivas. Cada criação é um testemunho artesanal da beleza e singularidade da Serra da Moeda.


Além destes, o Circuito ainda conta com mais 10 ateliês que prometem uma experiência rica e diversificada aos visitantes. Clique em cada um deles para visitar sua página dentro do site do circuito, onde você encontra as informações completas.

Como Participar – Tudo o que você precisa saber

Localização dos Ateliês: Os ateliês participantes estão situados na região do distrito de Piedade do Paraopeba e na Encosta da Serra da Moeda, em Brumadinho. Trata-se de uma área rural ampla e o mais indicado é o uso de transporte pessoal privado para facilitar a locomoção.

Gratuidade do Evento: O evento é completamente gratuito! A única despesa que você poderá ter é com a compra de peças de cerâmica que desejar adquirir diretamente nos ateliês.

Cartão Alta Temperatura: O Cartão Alta Temperatura é um cartão de pontos e descontos do Circuito de Cerâmica. Se você já tem pontos e quer saber como usá-los em nossa rede parceira (hospedagens, restaurantes e outros serviços) ou se você ainda não tem e quer saber como funciona, clique aqui e saiba mais.

Não é necessário agendar sua visita. Os artistas estarão de braços abertos para recebê-lo nos dias 20 e 21 de Abril, das 10h00 às 17h00. 

Como Chegar aos Ateliês: Para encontrar a localização exata de cada ateliê, visite suas respectivas páginas no site oficial do circuito. Lá, você encontrará links diretos para o Google Maps de cada espaço, facilitando o planejamento de sua rota. Caso tenha dúvidas, os ceramistas estão disponíveis via telefone ou WhatsApp, com os links de contato também disponíveis no site.

A HT Happy Travel (receptivo turístico local) fará transfers pagos entre BH e os ateliês nos dois dias. Entre em contato clicando aqui!

Onde Ficar e Comer Durante o 3º Circuito de Cerâmica de Brumadinho

Recomendações de Hospedagem:

  • Villa Rica Pousada Boutique: Localizada na encosta da Serra da Moeda, esta pousada se destaca pela atmosfera de paz e beleza, com decoração que reflete a cultura mineira. Oferece chalés e suítes confortáveis, com espaços de lazer como o Café, o Ateliê, e a Galeria da Villa, além de atividades culturais na Casa Cultural da Villa Rica e do Ponto físicode venda e informações do Céu de Montanhas, com produtos incríveis.
  • Ecovila Coração da Mata: Para quem busca uma experiência mais conectada com a natureza, esta acomodação sustentável é ideal. Oferece chalés com cozinha e promove um estilo de vida simples, com refeições vegetarianas e orgânicas disponíveis no restaurante da pousada. Perfeito para um detox tecnológico.
  • A Mi Manera: Uma opção charmosa e aconchegante perfeita para relaxar. Lá você ainda pode experimentar um revigorante banho de Cerveja onde você ficará totalmente imerso ao lúpulo, malte e na água na composição e temperatura ideal. 

Sugestões de Locais para Alimentação:

  • Rancho do Peixe Restaurante Fazenda: Situado em um ambiente rústico e acolhedor, este restaurante é conhecido por sua culinária autêntica que valoriza os sabores locais, com destaque para pratos à base de peixe.
  • Samtoshala: Um refúgio dedicado ao bem-estar, oferecendo atividades como pilates, yoga, terapias integrativas, além de vivências artísticas. Situado em Piedade do Paraopeba, durante o Circuito, abrirá suas portas para uma experiência gastronômica intimista, com opções de café, chá, sucos e lanches artesanais.
  • Sítio Fotossíntese: Um espaço único que se destaca pela proposta de alimentação saudável e sustentável. Oferece uma variedade de pratos vegetarianos e veganos, preparados com ingredientes orgânicos cultivados no próprio sítio.

Agora você já tem todas as informações necessárias para aproveitar ao máximo o 3º Circuito de Cerâmica de Brumadinho. Venha fazer parte desse evento incrível e prepare-se para um fim de semana cheio de arte, natureza, prosa e comida boa!

Para mais detalhes sobre o evento, convidamos você a visitar o site oficial do evento e seguir seu perfil no Instagram. Além disso, para explorar outros atrativos que Brumadinho tem a oferecer, acesse o site do Céu de Montanhas. Brumadinho te espera de braços abertos!